31 maio 2008

É CAMPEÃOOOOOOOOO!!!

O ABC/UnP/Art&C venceu em grande estilo a decisão final da Taça RN de Futsal.

A equipe comandada pelo técnico Rogério Mancini goleou o Checar Automotivo/Ceará Mirim pelo placar de 6 a 1, na manhã deste sábado, no ginásio de Emaús, em Parnamirim, e conquistou o bicampeonato. Os gols do título foram marcados por Anderson, Antônio Carlos (2), Betinho e Deivinho (2).

O time alvinegro também conquistou a artilharia da competição. Os pivôs Antônio Carlos e Betinho marcaram 20 gols ao total, dez para cada um, e dividiram a chuteira de ouro. ´´Estou muito feliz por dividir a artilharia com o meu colega de equipe e todos que fazem o ABC/UnP/Art&C estão de parabéns por mais esta importante conquista``, comentou Betinho.

UM EQUÍVOCO...A RAZÃO NÃO SEI

Esta é a foto da sessão de 2008, uma composição bem diferenteEsta foto foi da sessão de maio de 2007, vejam os vereadores que estão nela Acredito que não de propósito, mais o bloqueiro Arafran Peter trocou a foto dos vereadores que foram a Diogo Lopes para a sessão deste ano, pela foto da do ano passado.
A razão só ele pode explicar e, espero que explique aos seus webleitores e todos nós que acreditamos no seu trabalho. Vejamos as fotos corretas. Com a palavra o bloqueiro!!!

COLUNA DE SÁBADO NA GAZETA DO OESTE

ONTEM FOI O DIA DELA
Dona Maria Ferreira, matriarca de nossa família, sustentáculo moral emocional e espiritual. Completou ontem 81 anos de inteira dedicação aos seus 5 filhos, 19 netos e 12 bisnetos. Palavras são muito pouco para homenagear esta mulher, que veio ao mundo para servir desinteressadamente e amar a todos e principalmente a sua família. Que Deus desça sobre você minha mãe, a sua mãe protetora e realize ainda os seus inúmeros sonhos. Beijão de todos nós seus familiares.

SEMANA DECISIVA
No Alto do Rodrigues com o anuncio da pré-candidatura que recebeu o apoio oficial do prefeito Abelardo Filho. Entre os nove pré-candidatos a indicação ficou com o médico e vereador do PSB, Assis Vieira que terá como companheiro de chapa o vereador Francisco Paiva, o Bão, do PP.

COM O ANUNCIO DA CHAPA
O PMDB que dava sustentação política ao sistema do prefeito Abelardo Filho deixou o governo e passou a ter candidatura própria, com a decisão do presidente do diretório municipal, empresário Eider Medeiros em disputar a prefeitura.

EIDER CONVERSA
Com o PV, PT e PSC com objetivo de apresentar uma chapa única pela oposição do Alto do Rodrigues. Pelo rumo das conversas, o final de semana será decisivo para o fechamento da chapa.
EM CARNAUBAIS
O prefeito Zenildo Batista (PMDB) que está no seu segundo mandato e vai concorrer à reeleição deverá ter como companheira de chapa a médica Marlene Gregório, viúva do ex-prefeito Nelson Gregório.

EM PENDÊNCIAS

A luta começa nos bastidores. A prefeita em exercício Alvanilda Bezerra (Dida), do PSB, desistiu de concorrer à sua própria reeleição e anunciou que vai apoiar a candidatura de Gustavo Queiroz pelo PPS. A chapa também terá o apoio do prefeito afastado Jailton Freitas, do PSB.

PARLAMENTO NORDESTINO TEM NOVO PRESIDENTE

Robinson assume vice-presidência do Parlamento Nordestino

O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Robinson Faria (PMN) foi conduzido hoje (30) à vice-presidência do Parlamento Nordestino, instituído durante a XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais (CNLE), que está sendo realizada em Fortaleza desde a última quarta-feira, no Marina Park Hotel, tendo como tema principal dos debates a Reforma Tributária.

Mais de 500 parlamentares, além de autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo cearenses participaram dos três dias de atividades da CNLE.

O Parlamento Nordestino é composto pelos presidentes das Assembléias dos nove estados nordestinos e foi criado com o objetivo de discutir o contexto econômico, social e as políticas públicas para a região.

Robinson Faria foi designado para fazer uma apresentação, no próximo encontro do parlamento, sobre o tema Segurança Pública. O deputado vai apresentar um panorama da segurança na região, fazer um quadro comparativo com a situação brasileira e apresentar propostas para a área.

"Fiquei muito satisfeito com o tema que me foi designado, por ser um assunto que me interessa muito e que venho estudando já há algum tempo", comentou Robinson, que vem sugerindo ao Governo do Estado a implantação de um programa nos moldes do Ronda do Quarteirão, implantado pelo governo cearense.

O deputado tem se dedicado já há alguns meses a conhecer a realidade do setor em estados do Nordeste para colher subsídios que possam ser aplicados em um programa no Rio Grande do Norte.

Durante o evento, parlamentares e convidados participam de painéis, palestras, banco de projetos de lei, tribuna livre, reuniões de parlamentos e Assembléia Geral. Entre as conferências e palestras, Robinson Faria destacou a proferida pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, na abertura do evento e ainda a do senador Pedro Simon, sobre Ética na Política, na quinta-feira.

Robinson Faria também citou a importância do aprofundamento dos debates sobre a reforma tributária, que contou com painéis da senadora Kátia Abreu (TO) e do ex-governador do RS, Germano Rigotto.

Entre os conferencistas presentes, estiveram ainda os deputados federais Antônio Palocci (PT-SP) e Ciro Gomes (PSB-CE); o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro; o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha e do comandante de embarcação, Amyr Klink.

29 maio 2008

HOJE É O DIA DELE...

Hoje o nosso amigo Edinho Galego, patrimônio dos macauenses, figura folclórica, amigo fiel, gentil, companheiro. Para n´so hoje é um grande dia. Parabéns!!! Que Deus desça sobre você as suas bençãos e que você realize todos os seus sonhos. Valeu amigo!!! (fonte: Wallacy Atlas).

NÚMERO DE VEREADORES PODE AUMENTAR AINDA ESSE ANO

PEC que altera número de vereadores poderá valer para as eleições deste


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto (foto), disse hoje (28) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o número de vereadores, aprovada nesta terça-feira em primeiro turno pelo Plenário da Câmara dos Deputados, pode valer para as eleições de 2008 se for aprovada antes do início do processo eleitoral, ou seja, até o dia 30 de junho, que é o prazo final para a realização das convenções partidárias.


O ministro não quis se pronunciar sobre o teor da Proposta que, se aprovada pelo Congresso Nacional, modifica entendimento fixado na Resolução 21.702/04 do TSE sobre o quantitativo de vereadores.

“A Constituição impõe limites numéricos. Eu não sei, não posso dizer se essa lei esta se situando dentro desses limites. Aguardemos, porque a matéria poderá vir aqui ao Supremo como questionamento, contenda, em concreto, ou Adin e eu não posso antecipar julgamento”, esclareceu Britto.

O texto da PEC, aprovado por 419 votos a 8 e com 3 abstenções, foi fruto de uma emenda relatada pelo deputado federal Vitor Penido (DEM-MG) à PEC 333/04, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).É a seguinte a íntegra da entrevista do ministro Carlos Ayres Britto:Pergunta: Sobre a PEC que altera o número de vereadores e que foi aprovada, como o senhor vê isso?

O que eu posso dizer é que no TSE já se respondeu uma consulta sobre o assunto e a resposta foi a seguinte: em se tratando de emenda à Constituição, o número de vereadores pode experimentar mudança, sem ofensa ao artigo 16 da Constituição.

O artigo 16 vale para lei, ‘não se pode alterar o processo eleitoral se não respeitado o princípio da anualidade’. Ou seja, a lei entra em vigor imediatamente mas só produz os seus efeitos um ano depois de editada.

Mas, como é uma emenda, não é lei, o TSE já assentou que é possível sim alterar. Agora eu não quero é me pronunciar quanto à validade material da emenda, porque a Constituição estabelece um princípio de proporcionalidade entre o número de habitantes do município e respectivos vereadores.

A Constituição impõe limites numéricos. Eu não sei, não posso dizer se essa lei está se situando dentro dos limites. Aguardemos, porque a matéria poderá vir aqui ao Supremo, como questionamento, contenda, em concreto, ou Adin e eu não posso antecipar julgamento.

Pergunta:
Agora então poderiam ser feitas mudanças das regras durante o jogo por PEC?

Isso. O artigo 16, que é um artigo de fixidez, de estabilidade em matéria processual eleitoral, não estaria ofendido. Porque não é a lei que está alterando o processo eleitoral, é uma emenda constitucional, que tem um status normativo superior ao da lei, é hierarquicamente superior.

28 maio 2008

UPI COMPLETA 20 ANOS

Há 20 anos saía do RN o regimento interno das constituintes
É comemorado hoje no Rio Grande do Norte 20 anos do XI Congresso Brasileiro da União Parlamentar Interestadual – UPI, que pela primeira vez foi instalado em Natal.
O encontro foi idealizado pelo ex-deputado Nelson Freire (PSB), que na época presidia a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte e que também era vice-presidente da UPI.

Do encontro de parlamentares saiu a proposta para elaboração das constituições estaduais brasileiras.
Da composição atual do parlamento norte-rio-grandense estiveram presentes vários deputados, além do atual presidente da Casa, deputado Robinson Faria (PMN), que também fez parte como primeiro secretário dos trabalhos da Constituição do RN.

O congresso teve a participação local dos deputados Arnóbio Abreu (PMDB), que presidiu os trabalhos da Constituinte Estadual, Carlos Augusto Rosado (DEM),vice-Presidente, Rui Barbosa, (segundo secretário), Nelson Queiroz, (relator geral), José Dias (PMDB), vice relator, Amato Marinho (PMDB), Ana Maria, Carlos Eduardo, Cipriano Correia, Francisco Miranda, Gastão Mariz, Getúlio Rego, Irami Araújo, José Adécio, Kleber Bezerra, Laíre Rosado, Leônidas Ferreira, Nelson Freire, Patrício Júnior, Paulo de Tarso, Paulo Montenegro, Raimundo Fernandes, Ricardo Motta, Valério Mesquita e o deputado Vivaldo Costa.

O congresso teve a participação marcante do deputado Paulo de Tarso, que elaborou a redação final do regimento interno das constituintes estaduais.

ALERTA AOS USUÁRIOS DO TABACO

31 de maio: Dia mundial sem tabaco

O Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer promove no dia 31 de maio o Dia Mundial Sem Tabaco. A data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) serve para alertar a população dos males causados pelo tabaco.

Esse ano a campanha será intitulada "Juventude Livre do Tabaco", pois a OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica, pelo fato de que a maioria dos fumantes experimenta seu primeiro cigarro e se torna dependente antes dos 18 anos de idade. Segundo a organização, cerca de 100 mil jovens começam a fumar todos os dias.

Os jovens não são os únicos afetados pelos efeitos do cigarro. Segundo a OMS o tabaco é responsável pelo maior índice de mortes que poderiam ser evitadas. A organização estima que um terço da população mundial adulta, cerca de 1,2 bilhão de pessoas sejam fumantes. Pesquisas mostram que cerca de 47% da população masculina e 12% da feminina no mundo são usuários de tabaco.

O numero de mortes devido ao uso do tabaco é alarmante: em torno de 4,9 milhões por ano, o que equivale a cerca de 10 mil mortes por dia. A OMS estima que, se o consumo de tabaco continuar crescendo os números podem chegar a 10 milhões de óbitos no ano de 2030, sendo metade das vitimas com idade, entre 35 e 69 anos.

PREFEITO ANUNCIA OFICIALMENTE SEU PRE-CANDIDATO

Eliane Vieira, Dr. Assis, Abelardo e Rita RodriguesAbelardo decide candidato no Alto do Rodrigues

Acabou ontem o suspense em torno do nome do candidato que terá o apoio do prefeito do Alto do Rodrigues nas eleições municipais de outubro.

O chefe do executivo local, Abelardo Filho (DEM), em reunião com o seu grupo político, confirmou o médico e vereador Assis Vieira (PSB) como indicado para concorrer ao cargo de prefeito, tendo como companheiro de chapa o vereador Francisco Paiva da Silva, o Bão (PP).

Nas últimas semanas, o município viveu um clima de grande expectativa, uma vez que pelo menos nove nomes disputaram a indicação.

“Foi uma decisão pensada. Temos bons nomes no nosso grupo, mas apenas um teria que ser escolhido para continuar o projeto que vem trazendo resultados importantes para o município ao longo dos últimos oito anos”, declarou com exclusividade ao JH PRIMEIRA EDIÇÃO hoje o prefeito Abelardo Filho, que já governou a cidade em outras ocasiões, exercendo atualmente seu quarto mandato.

Com o anúncio oficial da candidatura de Dr. Assis, os ânimos se acalmaram no grupo político liderado por Abelardo.

A fase agora, complementou, “é de conversar e buscar acomodações dentro da chapa proporcional que dará sustentação à coligação, que será formada até a convenção, ainda sem data definida”.

O médico e vereador Assis Vieira recebeu a notícia do apoio oficial com serenidade e disse, também em entrevista a reportagem, que o momento é de planejamento do projeto de governo que será discutido nas ruas com a participação da comunidade.

“Vamos retribuir a confiança do prefeito, dando continuidade a esse trabalho que vem acelerando o crescimento do Alto do Rodrigues. Nossa meta é gerar mais oportunidades de trabalho para o cidadão e promover o bem-estar de todos”, afirmou Assis Vieira, confiante numa boa receptividade de seu projeto.

Pelo DEM, disputaram a indicação do prefeito Abelardo: a ex-prefeita Suzana Melo, o chefe de gabinete Francisco de Assis, o Diá, e o vice-prefeito Geraldo Magela. Também concorreram o vereador Antonio José (PP) e o empresário Eider Medeiros (PMDB), entre outros.
No JH 1ª Edição de amanhã, uma reportagem com o candidato opositor do sistema governista em Alto do Rodrigues Eider Medeiros do PMDB. Não percam!!!

27 maio 2008

PARTIDOS AGUARDAM ANSIOSOS A DECISÃO DO TSE

Pedido de vista do ministro Eros Grau, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu mais uma vez a análise, pelo Plenário, da Instrução 120, sobre a possibilidade de partidos políticos formarem coligações diferentes para a disputa, no mesmo ano eleitoral e no mesmo município, de cargos para prefeito e vereador.

O relator da matéria, ministro Ari Pargendler, votou no sentido de que os partidos políticos, dentro do mesmo município, tenham o direito de fazer coligações para as eleições majoritárias, proporcionais ou para ambas.

Atualmente não são permitidas coligações municipais para as eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais, deputados distritais e federais) com partidos coligados diferentes daqueles que apoiaram os candidatos às eleições majoritárias (prefeito, governador e presidente da República).

Na sessão do dia 24 de abril, após o voto do ministro Ari Pargendler, o ministro Marcelo Ribeiro pediu vista, para analisar a possibilidade de um mesmo partido se coligar a partidos antagônicos ideologicamente para a disputa, em um mesmo município, de cadeiras na Câmara de Vereadores e à prefeitura.

Para o ministro, a Emenda Constitucional 52, que dá nova redação ao parágrafo 1º do art. 17, ao permitir a autonomia dos partidos para formarem coligações diversas, o fez em relação à chamada verticalização, para dar liberdade aos partidos na escolha de coligações para o âmbito federal, estadual e municipal.
No entanto, isso não significaria que essa liberdade possa se dar para os dois cargos – prefeitos e vereadores – no mesmo município, concluiu.

Depois do voto divergente, pediu vista o ministro Eros Grau.

BR SERÁ INTERDITADA AMANHÃ

BR 304 será interditada amanhã

Os últimos preparativos estão sendo tomados pelo movimento de agricultores do Vale do Açu visando interditar a BR-304.Vai ser amanhã, dia 28, na altura do acesso à RN-233, em direção ao município de Paraú.
O objetivo é chamar a atenção das autoridades e pressionar por ações que amenizem os prejuízos dos agricultores com as enchentes.O movimento está sendo chamado de 1º. Grito dos Produtores Rurais do Vale do Açu.
Chama a atenção à estrutura do movimento. Serão instaladas cinco tendas e uma ambulância com enfermeiro estará disponível no local. Além disso, os manifestantes vão dispor de alimentação e água potável.
E, por precaução, um advogado vai ficar de plantão caso seja necessário.Toda a imprensa do estado está sendo mobilizada para cobrir a manifestação dos agricultores.
Obs. do BLOG: aguardamos foto amanhã com matéria. Boa sorte!!!

TRE FECHA CERCO AOS CORRUPTOS...

Linha dura para os que respondem por crimes eleitorais

Casos graves de malversação de recursos públicos devem servir de balizamento à Justiça Eleitoral para se negar o pedido de registro de candidatos a cargos de vereador e prefeito nas Eleições 2008.

O recado é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), desembargador Cláudio Santos, durante a abertura da edição de Mossoró do I Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), nesta segunda-feira (26).

Cada juiz em sua zona eleitoral deve julgar de acordo com sua convicção e consciência – enfatiza o presidente.

“Vamos examinar a vida pregressa dos candidatos a cargos públicos com rigor, mas não é o caso de se negar registro a candidatos a vereador e prefeito em virtude de processos criminais simples”, observa o presidente ao ressaltar com base em sua opinião pessoal, que a negação aos pedidos deve-se concentrar em casos em que estão praticamente estabelecidas as penalidades para crimes praticados contra a administração pública.

Em entrevistas a emissoras de rádio e televisão de Mossoró, Cláudio Santos, quando solicitado a emitir uma mensagem aos eleitores, o desembargador disse que “procurem votar em quem gosta do povo e não se enriqueceu com a política” - orienta.Lembra o presidente do TRE/RN que a própria Constituição Federal determina que a Justiça Eleitoral leve em consideração o passado das pessoas que postulem cargos públicos.

“Ora se para ser soldado da Polícia Militar, por exemplo, ou postos no serviço público, o cidadão precisa submeter-se a uma série de exigências e pré-requisitos como apresentar bons antecedentes, quanto mais aqueles que pretendem governar ou legislar”, reforça o desembargador Cláudio Santos.

É preciso que haja, dentro de muito pouco tempo, uma total submissão dos fatos políticos à Lei, no sentido de se dar mais transparência e legitimidade aos mandatos.

Estiveram presentes à abertura do Ciclo em Mossoró, o vice-presidente e corregedor regional, desembargador Expedito Ferreira de Souza; os juízes da 33ª e 34ª zonas eleitorais sediadas na cidade, Cornélio Alves de Azevedo e Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho e, o promotor da 33ª, Guglielmo Marconi Soares de Castro. Para o desembargador Expedito Ferreira de Souza, as Eleições de 2008 serão marcadas pelos debates e conhecimento da vida pregressa dos candidatos.

“O trato da coisa pública não deve ser contaminado pelo desvio e ilicitudes, praticadas por alguns políticos”, destaca o corregedor do TRE/RN.O I Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral – Eleições 2008 prosseguirá em Natal nos dias 9 e 23 de junho, no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), situado na Rua da Torre s/n, Tirol, próximo ao Bosque dos Namorados.

26 maio 2008

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA RECEBE VISITA ILUSTRE

Presidente da UNALE visita a Assembléia Legislativa

Na manhã dessa segunda-feira (26) o presidente da Assembléia Legislativa do RN o deputado Robinson Faria (PMN) recebeu o presidente da União Nacional dos Legislativos (UNALE) o deputado estadual Alexandre Postal (PMDB/RS).

O motivo da visita foi convidar pessoalmente o presidente Robinson e os demais parlamentares da AL para participar da XIIª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de maio, em Fortaleza.

O encontro também contou com a presença de Getúlio Rêgo (DEM), mais antigo parlamentar da Casa.

Na ocasião Robinson apresentou com orgulho ao presidente da UNALE as ações que a Assembléia vem desempenhado como: a Assembléia Cidadã, Itinerante e Cultural dentre outros projetos, ressaltando o valor das parcerias para a concretização de todos eles.

Ele ainda presenteou o deputado gaúcho com um kit contento várias publicações confeccionadas pela assessoria de imprensa e o cerimonial da Casa.

De acordo com Postal essa será a maior conferência da UNALE tendo a participação de 15 assembléias do País.

O evento ainda contará com palestrantes de peso que trataram de assuntos atuais. O deputado Federal Ciro Gomes (CE) falará sobre a Conjuntura Político-Econômica, o Ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, Discorrerá a respeito da Reforma Política.

A Senadora Kátia Abreu (TO) e o Germano Rigotto - ex-governador do RS, parlamentar membro da Comissão da Reforma Tributária, debaterão sobre A Reforma Tributária.

O encontro ainda terá a participação de muitos outros ícones do cenário político brasileiro. Além das palestras haverá também a realização de programas e encontros em paralelo.

Alexandre Postal fez vários elogios à organização e as belezas da cidade. O presidente Robinson Faria destacou a relevância da conferencia que estará debatendo a atuação de todas as assembléias do Brasil.

"É importante discutirmos essas propostas, pois elas são enriquecedoras para o País", analisou.

25 maio 2008

TOMARA QUE FUNCIONE...EM MACAU TAMBÉM

Promotores serão obrigados a fixar residência

Medida visa atender à resolução nº 26, de 17 de dezembro de 2007, do CNMP, e se adequaria às condições impostas aos magistrados.
O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, José Augusto Peres, pretende fazer cumprir a resolução nº 26, de 17 de dezembro de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que disciplina a residência na comarca pelos promotores de Justiça.
Se levada a efeito pelo chefe do Ministério Público Estadual, os cerca de 170 promotores potiguares deverão fixar residência, obrigatoriamente, na comarca ou na localidade onde exercem a titularidade dos cargos, inclusive nos finais de semana. "A obrigação de residir na Comarca já é sabida por todos. Isso não é novidade e nem é surpresa pra ninguém", disse Peres.
Obs. do Blog: gostaria muito de ver esta medida obededecida em Macau. Que há anos sofre a falta de promotores que residam e se envolva com os problemas da cidade.
Em Macau cresce tudo, cresce o consumo e o tráfico de drogas, cresce o desrespeito à ordem jurídica, cresce a impunidade e cresce ainda mais a falta de uma promotoria atuante, que barraria os inúmeros prejuizos que o erário público vem tendo nestes últimos 3 anos de administração municipal.

DO BLOG COSTA BRANCA NEWS

O Analfabeto Político
Bertold Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo...

ENQUAQNTO ISSO NA NOSSA MACAU...

Acredite quem quizer...Do Blog de Macau

24 maio 2008

É MUITA PETULÂNCIA...SÓ OS URUBÚS ACREDITAM

Agora com a possível não candidatura do Prefeito Flávio Veras, que só quem acredita é o vereador José Filho e seus dois Urubús. O Urubú gordo anda atrás de Zé Antônio para ser vice ou indicar um vice-prefeito na chapa de José Filho.

Era só o que faltava! Zé Antônio disparado em todas as pesquisas que são feitas na cidade e, com a menor rejeição entre os pré-candidatos, aceitar ser vice de um vereador, que por sinal foi o menos votada na última eleição, sem liderança e sem capacidade administrativa, o que provou nos 10 meses que desgovernou Macau.

Coitados!!! O que não faz um Urubú com sede de poder, nunca tendo ficado fora da viuvinha durante esses últimos 30 anos. E parece, que os 10 meses do governo de Zé Filho, não foram suficientes para saciar a fome dos dois Urubús, o Gordo e o Magro??? Prá lá ave agorenta!!!

POPULAÇÃO INDIGNADA SAI ÀS RUAS E PROTESTA




GUAMARÉ SE VESTE DE LUTO E PROTESTA CONTRA POSSE DE DEDÉ CÂMARA

Mais de cinco mil pessoas saíram às ruas de Guamaré na tarde de sexta-feira para protestar contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça em autorizar o retorno do prefeito José da Silva Câmara (Dedé Câmara), à chefia do executivo local.
A movimentação partiu do maior distrito da cidade, comunidade de Baixa do Meio, em direção à sede do município. Mais de 200 carros e manifestantes sustentaram faixas e cartazes afirmando que “Guamaré não aceita impunidade”.

Acusado de improbidade administrativa, desvio de mais de 7 milhões do erário público e emissão de aproximadamente 800 cheques sem fundo, Dedé Câmara já foi afastado do executivo quatro vezes, sendo a última no dia 29 de agosto do ano passado, cumprindo decisão judicial.

Na Comarca de Macau, ainda tramitam mais de 12 processos envolvendo o prefeito Dedé Câmara.

O protesto foi motivado pela decisão do ministro-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Gomes de Barros, que na semana passada concedeu parecer favorável à volta de Dedé à prefeitura.

O encerramento da passeata aconteceu em frente à Câmara Municipal. Na ocasião, houve sessão pública, onde dezenas de pessoas se pronunciaram contra o retorno de Dedé. A cada manifestação de repúdio, a multidão aplaudia e clamava palavras de ordem, exigindo justiça.

Documentação

Outra conseqüência bastante comentada na cidade foi à atitude tomada pelo vice-prefeito Auricélio Teixeira, que até poucos dias respondia pela prefeitura em decorrência do afastamento do prefeito Dedé Câmara.

Auricélio se viu obrigado a dar entrada na Comarca de Macau, de uma Ação Cautelar de Depósito para garantir a integridade de toda a documentação pertinente à Prefeitura Municipal. Ou seja, todos os documentos gerados ou emitidos durante os últimos 10 meses de sua administração foram entregues à Justiça.

Em entrevista a nossa reportagem, Auricélio considerou a medida necessária, uma vez que vários documentos já foram extraviados ou simplesmente desapareceram da sede da Prefeitura nas últimas oportunidades em que Dedé foi reconduzido ao cargo de prefeito.

"No ano passado, na última vez que o prefeito retornou à prefeitura, após liminar da Justiça, todas as informações do banco de dados dos funcionários públicos, inclusive toda a folha de pagamento do funcionalismo desapareceu", justificou o vice-prefeito.

COLUNA DE SÁBADO NA GAZETA DO OESTE

A CIDADE DE GUAMARÉ
Vestiu preto e foi às ruas em protesto contra o último resultado proferido pelo STJ-Superior Tribunal de Justiça, que devolveu a Dedé Câmara os destinos da cidade. A comunidade não se conforma e as pessoas de bem da cidade, que já achavam que estavam livres da pecha de cidade de prefeito que rouba, foram protestar. Que sirva de exemplo às nossas autoridades e respeitem o povo. As eleições vêm aí e que a cidade aprenda a votar e livrar dos maus políticos.
ALTO DO RODRIGUES
Durante as duas gestões do prefeito Abelardo Filho, tem recebido várias homenagens de reconhecimento por se destacar dentre as melhores do Estado e até do Brasil. Com um trabalho sério e procurando sempre em cumprir a lei de responsabilidade fiscal, o município tem sido homenageado em diversas oportunidades. O município se encontra com todas as suas contas rigorosamente em dia e bem como as suas prestações de contas perante os órgãos públicos fiscalizadores.

SEGUNDO
O prefeito Abelardo Rodrigues Filho, todos esses feitos não o deixam vaidoso, já que não passa de uma obrigação e dever de todos os gestores. No entanto, sente-se honrado com o reconhecimento e com a satisfação de estar cumprindo com suas obrigações, através de quatro mandatos outorgados pela população do município de Alto do Rodrigues.
O MUNICÍPIO
Recebeu condecoração no último dia 17, no Hotel Blue Tree Park, em Brasília, por ocasião da "Marcha Brasília em Defesa dos Municípios da América Latina", o título de município eleito entre os 10 melhores do Rio Grande do Norte que alcançaram os melhores índices de responsabilidade fiscal, social e de gestão. O prêmio é instituído pela Confederação Nacional dos Municípios, que faz avaliação anual em todo o território nacional.

DENTRE OUTROS PRÊMIOS
A administração de Abelardo Rodrigues Filho, em outubro de 2003, foi brindada com o título de Décimo Segundo município do RN, em pesquisa realizada pelo Diário de Natal. O que se repetiu em 2005 e 2007. Agora em 2008 o prefeito recebeu a notícia que o seu município está em sétimo lugar entre os melhores do Estado, em desenvolvimento socioeconômico. Destacando-se também em homenagem promovida pela Petrobras como um dos municípios que mais tem aplicado bem os recursos dos royalties no município.
A TERMOELÉTRICA DO ALTO
Entra em funcionamento no próximo mês de junho. A nova previsão foi anunciada pela Petrobras, dando conta também que a usina já se encontra em fase de teste desde abril. A Termoaçu tem em seu projeto inicial um atraso muito grande com várias datas divulgadas para seu funcionamento e depois adiadas. Que venha a Termoaçu!!!

DECISÃO POLÍTICA
A expectativa em torno da divulgação do pré-candidato que será apoiado pelo prefeito Abelardo Rodrigues está chegando ao final. Na semana que passou o prefeito sugeriu dois nomes para compor a chapa: para prefeito, o vereador Dr. Assis e para vice a ex-prefeita Suzana Melo, ambos estão com boa aceitação nas últimas pesquisas realizadas no município. Segundo Abelardo, de início está só sondando os dois nomes com pessoas mais próximas e que a decisão será tomada e oficializada, só depois de uma reunião com todas as lideranças que compõem o grupo político a ser realizada logo após o seu retorno de uma viagem que fez a Brasília para assinar convênio para o município.

A POLÍTICA JÁ COMEÇOU
Nos quatro cantos da cidade não se comentam outra coisa, a não ser a política do município, que já começou pra valer nas ruas. Como o quadro de candidatos não está ainda definido, todos os grupos começam a defender seus interesses particulares e tentam viabilizar a candidatura de seu interesse. Mas na próxima semana, com certeza, o quadro se definirá e as convenções serão marcadas e aí a campanha começa pra valer nas ruas.

EM CARNAUBAIS
A partir de hoje está ocorrendo na Escola Municipal Abel Alberto da Fonseca um encontro de Formação Continuada para os professores de 1º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Abel Alberto da Fonseca, Escola Municipal Princesa Isabel, Escola Municipal Padre José de Anchieta. A formação é custeada com os recursos do PDE - escola, tem uma duração 40h aula, com assessoria do professor mestrando Welligton Mendes - secretário de Educação de Itajá, e da professora especialista Josimeire Rodrigues.

23 maio 2008

A FESTA DE ALEX DA S.O.S. INFORMÁTICA













22 maio 2008

COMBATE A CORRUPÇÃO ELEITORAL...

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral pede que TSE sustente tese sobre inelegibilidade de candidatos com folha corrida suja.

Os participantes do Seminário Nacional de Juízes, Promotores e Advogados Eleitorais, que integram o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), pediram que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantenha fora da disputa eleitoral de 2008 os candidatos que tiveram registro negado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) por terem vida pregressa incompatível com a moralidade.

O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, que recebeu o grupo nesta quarta-feira (21), garantiu que a questão será avaliada com atenção pelos ministros, assim que algum recurso relacionado com o caso for ajuizado no Tribunal. O ministro reconheceu que o mais importante na proposta é a atitude do grupo. “Vejo que há uma inquietação quanto ao descompasso entre prática e política.

Quando vemos pessoas empenhadas ficamos felizes e confortados”, disse durante a reunião.Em setembro de 2006 a questão entrou pela primeira vez na pauta do TSE. Foi no julgamento de um recurso do deputado federal de Eurico Miranda (PP-RJ), que teve pedido de registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e, posteriormente, deferido pelo TSE.

O ministro Carlos Ayres Britto reafirmou que a questão pode voltar ao Tribunal desde que seja em forma de processo, em caso concreto. “O TSE terá que se debruçar sobre o assunto.

O ministro relator fará o relatório e voto, podendo seguir o precedente ou inovar. Certamente, se for para inovar, com o aporte de novos fundamentos”, afirmou Britto.Carta de BrasíliaEm carta entregue ao ministro, os representantes do MCCE defenderam a efetividade da Lei 9.840/99, na parte em que trata da execução imediata das decisões referentes às condutas vedadas em eleições.

Além disso, o grupo propõe a participação dos cartórios eleitorais como espaços para coletas de assinaturas para viabilizar a apresentação de projetos de iniciativa popular.BA/MMLeia a íntegra da entrevista do ministro Carlos Ayres Britto, concedida após a reunião:

- Pergunta: Qual é a reivindicação do Movimento de Combate à Corrupção?
Resposta: As reivindicações são consistentes, refletem transparentemente, refletem uma generalizada opinião brasileira e por isso receberão da nossa parte toda atenção, a mais focada atenção.

- Pergunta: Mesmo com relação à impugnação de candidatos que venham a ter a ficha suja?Resposta: Esse tema somente poderá ser objeto de pronunciamento, de apreciação formal do TSE, na medida em que convertido em processo, na medida em que venha como objeto de um determinado processo. É de se presumir que isso ocorra porque realmente esse tema está na agenda das grandes discussões nacionais nessa época de abertura do ano eleitoral.

- Pergunta: O senhor acredita que o TSE pode voltar a discutir essa questão – que já foi discutida em 2006? Pode rever essa discussão?
Resposta: Pode, na medida em que o tema volte sob a forma de processo, em concreto, pode. O TSE terá que se debruçar sobre o assunto. O ministro relator fará o relatório e voto podendo seguir o precedente ou inovar. Certamente se for para inovar, com o aporte de novos fundamentos.

- Pergunta: O senhor acredita que os fundamentos são esses que foram apresentados hoje?Resposta: Não, eu acho que não exatamente. Outros fundamentos viabilizadores desse pedido para que a justiça eleitoral se invista no poder de, caso a caso, porém a partir de critérios objetivos, venha negar registro de candidatura a quem tenha contra si um número incomum, avultado portanto, de processos criminais e de ações de improbidade administrativa.

- Pergunta: O senhor pessoalmente é favorável a essa proposta ?

Resposta: Eu não digo que seja favorável. Eu votei nesse sentido, mas eu não posso antecipar ponto de vista, até para não estimular um certo açodamento, um certo ímpeto persecutório que não deva existir no âmbito do poder judiciário. Eu me reservo para estudar e decidir no momento oportuno sobre essa questão.

- Pergunta: O senhor votou nesse sentido quando?
Resposta: Foi em setembro de 2006, quero crer, a propósito de um recurso extraordinário que nos chegou do Rio de Janeiro.

20 maio 2008

ROYALTIES SOBE E MACAU RECEBE MAIS DE 2 MILHÕES

Data: dia 21.05.2008

ANP-LEI 9478/97
R$ 562.797,23 C

ANP-LEI 7990/89
R$ 1.471.220,78 C

TOTAL: R$ 2.013.677,84

Sem comentários.

OS CURSOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO PPS CONTINUAM

O PPS promove nesta quarta-feira(21), o Curso de Formação Política para pré-candidatos a prefeito, vice e vereador na cidade de Açu.

O evento será na Câmara Municipal, às 19h, e vai reunir os pré-candidatos de Açu, Ipanguaçu, Lajes, São Rafael, Angicos, Fernando Pedrosa, Afonso Bezerra, Pedro Avelino.

As monitoras serão Vera Lúcia Figueiredo, presidente do PPS de Açu, que vai expor sobre o Poder Local e Orminda Bezerra, presidente do PPS de Natal, sobre Planejamento de Campanha.
Pré-candidatos de 27 cidades já participaram do curso.

Mais de duzentos pré-candidatos a prefeito, vice e vereador do PPS em 27 municípios do Rio Grande do Norte já fizeram o Curso de Formação Política promovido pela legenda.

O curso teve início no dia 3 de abril, em Natal, com uma palestra do historiador e membro da executiva nacional do partido, Cláudio Vitorino.

Na oportunidade foram formados os monitores que estão difundindo as idéias e ações do PPS, bem como discutir o Poder Local, Organização de Campanha. Além disso, todos os filiados do PPS estão sendo orientados a participarem do Curso promovido pelo TRE sobre Legislação Eleitoral.

As cidades que sediaram o curso do PPS foram: Natal, Ceará Mirim, Mossoró, Cerro Corá, Touros e João Câmara. Participaram pré-candidatos das cidades-sede e de Parnamirim, Macaíba, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Maxaranguape, Pureza, São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante, Florânia, Tenente Laurentino, São Miguel do Gostoso, Felipe Guerra, Grossos, Janduís, Serra do Mel, Tibau, Jardim de Angicos, Pedra Grande, São Bento do Norte, Caiçara do Norte e Poço Branco.

COLUNA DA TERÇA-FEIRA NA GAZETA DO OESTE

gonzaga@digizap.com.br

EM GUAMARÉ
O clima ainda era de suspense até o fechamento desta coluna, quando se aguardava que fosse cumprida a decisão do TSE, com a posse do prefeito afastado, José da Silva Câmara do PMDB. No fim de semana pouca euforia dos bacurais na cidade salineira. Um fato que chamou a atenção da coluna foi a forma fria e sem comemorações dos bacurais guamareense.

AINDA EM GUAMARÉ
O DEM realizou congresso na Câmara Municipal no último sábado, contando com a presença de muitos filiados, sendo destaque a participação da senadora Rosalba Ciarlini.

EM MACAU
O médico José Antônio Menezes cumpriu agenda movimentada no final de semana, visitando correligionários e amigos, tendo como ponto de destaque na sua agenda a visita que fez no sábado ao Mercado Público Albino Melo, onde ouviu muitas reclamações de comerciantes, comerciários, feirantes e consumidores. Todo mundo insatisfeito com o governo Flávio Veras.

O PREFEITO ABELARDO FILHO
Está em Brasília onde foi buscar melhorias para o município de Alto do Rodrigues. Abelardo assina esta semana convênios com dois programas que beneficiará diretamente a educação municipal, o programa "Caminho da Escola", com a aquisição de dois ônibus para o transporte de estudantes no município. O outro programa visa ampliar o acesso dos estudantes ao mundo digital, com aquisição de mais computadores para criar e ampliar, mais salas de informática em mais duas escolas municipais.

NO ALTO
Enquanto o prefeito está em Brasília, as expectativas são as maiores no meio político, já que é aguardada com muita ansiedade a chegada de Abelardo ainda esta semana, para uma reunião com todo grupo político, antes do anúncio oficial do candidato que receberá o seu apoio na disputa pela prefeitura nas eleições municipais deste ano.

DR. ASSIS VIEIRA
Médico que se integrou ao grupo de Abelardo em 2004, quando o prefeito disputou a reeleição é tido como o nome que vai receber o apoio de Abelardo na sucessão em Alto do Rodrigues, que vive seus dias de glória, tendo sido classificado entre os 7 melhores do RN, numa pesquisa realizada pelo jornal Diário de Natal.

AINDA NO ALTO
Tem quem aposte que caso o nome do empresário e presidente do PMDB, Eider Medeiros não tenha confirmado o apoio oficial a sua candidatura, deverá mesmo optar pela candidatura de oposição e ir às ruas para enfrentar o grupo de Abelardo Filho. Por enquanto só especulações, Eider diz que aguarda o posicionamento do prefeito para depois falar sobre o assunto.

A PREFEITURA DE ALTO DO RODRIGUES
Lançou edital do concurso público que vai preencher 270 vagas em cargos de nível médio e superior. As inscrições serão encerradas no próximo dia 28 de maio. As provas serão realizadas no dia 08 de junho.

EM CARNAUBAIS
O prefeito Zenildo Batista continua seu trabalho de bastidores, no fim de semana Zenildo visitou várias localidades do município, inclusive assentamentos na zona Rural. Zenildo caminha a passos largos na consolidação do seu projeto de reeleição ao governo do município.

19 maio 2008

PARA UM AMIGO DE FÉ, IRMÃO, CAMARADA...

O amigo Alex da S.O.S Informática muda de idade e, com amigos e familaires comemora a data nesta terça-feira, dia 20.

O blog deseja ao amigo muitas felicidades e que Deus realize todos os seus sonhos, você é um amigo de fé, irmão camarada. Abração.

PREFEITO ZENILDO DE CARNAUBAIS FOI PARA BRASÍLIA


Zenildo foi à Brasília assinar convênios para Carnaubais


O prefeito Zenildo Batista seguiu na manhã de hoje para capital federal onde cumprirá uma extensa agenda de compromissos no Ministério da Educação, por ocasião do primeiro ano de metas: 'Compromisso Todos pela Educação', segundo o titular da municipalidade carnaubaense no ato serão assinados diversos compromissos da União com Carnaubais.


Como: autorização de pagamentos dos convênios PROINFÂNCIA, firmado em 2007, convênios PROINFÂNCIA aprovados em 2008, termos de cooperação técnica de ações do PAR, convênios de ações do PAR, termos de adesão ao PROINFO.


Quanto ao convênio e contrato do Caminho da Escola programa criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais, este Carnaubais perdeu em virtude dos vereadores Júnior Benevides, Giany Wandereley e Marcos Cavalcante (integrantes da comissão de orçamento da câmara) terem votado contra a solicitação do executivo para adesão deste programa.


Mesmo com essa atitude condenável dos 3 edis, Zenildo disse não desistir e fará tudo para que Carnaubais adquira esses 3 ônibus que atenderá a classe estudantil que atualmente é transportada em veículos antigos comprados quando da sua primeira gestão de 1993. O retorno de Zenildo a Carnaubais está prevista para próxima quarta-feira dia 21.


Assistência Social de Carnaubais inicia novos cursos para população


Dando a seqüência de cursos gratuitos iniciados desde 2005 pela Secretaria de Assistência Social de Carnaubais mais uma etapa começa hoje com uma duração de 60hs cada.


Em Arenosa na Escola Municipal Antonio de Oliveira 10 pessoas farão o curso de biscuit, e 10 o curso de crochê. Já em Vila Nova os cursos oferecidos são o de bordado ponto cruz com 15 pessoas na Igreja de Santa Terezinha e o de biscuit também com 15 participantes na Escola Municipal Scila Médice.


No Centro de Referência da Assistência Social 14 pessoas farão o curso de informática, este terá uma duração de 6 meses. Para o prefeito Zenildo Batista, criar oportunidades de emprego e renda com a qualificação profissional dos carnaubaenses tem sido uma constância na sua administração. (Ascom-Carnaubais)

COMENTÁRIO ENVIADO AO NOSSO E-MAIL

Fazendo uma pequena análise da pesquisa que o prefeito teve “maioria” que na verdade a maioria foi dos indecisos.Flávio teve 23,50% dos votos, ou seja, 94 votos - José Antonio 16,25% dos votos, ou seja 65 votos. - Eduardo 9,75% dos votos, ou seja 39 votos. - Indecisos 45,50% dos votos, ou seja 182 votos.- Brancos e Nulos 3,75% dos votos, ou seja 15 votos. - Outros 1,25% dos votos, ou seja 5 votos.
Sendo assim, 202 votos ainda não tem candidato, ou seja mais da metade.A rejeição foi de: Flávio teve 29% dos votos, ou seja, 116 votos.- José Antonio 6% dos votos, ou seja 24 votos.- Eduardo 40,75% dos votos, ou seja 163 votos. - Restante 24,25% dos votos, ou seja 97 votos.Conclusão: Ora, se moro em uma cidade e tenho dúvida em quem votar, obviamente que não será no atual prefeito, porque se eu tivesse satisfeito com o atual prefeito eu não teria nenhuma dúvida em quem votar certo? Sendo assim o prefeito teve 94 votos a favor e 202 contra, seria muita pretensão do atual prefeito achar que os duvidosos são dele, esses votos vão se manter neutros ou para outros candidatos.
O problema é que quase ninguém analisa a rejeição e os duvidosos e não lembra quem está no governo atual.

18 maio 2008

A COLEGA CANTOU PARABÉS

A acadêmica de direito Monik, filha do meu amigo de fé e camarada Milton da Eletrosat, apagou velinha no dia de ontem.


Parabés a colega e muits felicidades no caminhar de sua vida, e na operação do de um direito justo para todos. Parabééééééé´ns!!!

AVON NACIONAL ENTRA NA CAMPANHA NÃO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICAQ

Luis Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil, e Ana Falú, diretora regional do Unifem Cone Sul estiveram em Brasília hoje, quinta-feira, em reunião com a vice-ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Teresa Nascimento.

O objetivo do encontro foi comunicar o lançamento da campanha Fale sem medo - não à violência doméstica, coordenada pelo Instituto Avon, e a parceria entre Avon e Unifem para um projeto de divulgação da Lei Maria da Penha.

Uma das principais ações da campanha Fale sem Medo será a divulgação, para a rede de 1,2 milhão de revendedoras autônomas dos produtos Avon, do telefone da Central de Atendimento à Mulher, o 180, serviço criado pela Secretaria para orientar as vítimas de violência.

17 maio 2008

COLUNA DESTE SÁBADO NA GAZETA DO OESTE

gonzaga@digizap.com.br

O EX-PREFEITO DE MACAU
José Antônio Menezes, pré-candidato a prefeito pelo PSDB, líder nas pesquisas de opinião pública, segundo consulta do Instituto Perfil, reuniu o PPS, PV, PR e PSDB na última quarta-feira, 14, no auditório do Porto de Ama para reafirmar que sua candidatura é para valer e vai até as convenções no próximo mês de junho. Cerca de 200 pessoas compareceram ao encontro, que registrou a presença de 30 pré-candidatos a vereador da base aliada de Menezes.

O EVENTO DO PSDB
Repercutiu em todas as rodas políticas da cidade e superou as expectativas da presidente do partido, a bioquímica Terezinha Menezes. Agora, a movimentação continua a passos largos nos bastidores, podendo nos próximos dias surgir fatos novos que se confirmados vão pegar os caciques de surpresa. É esperar!

DEDÉ CÂMARA VOLTA A Prefeitura de Guamaré, depois de ganhar em Brasília, no Superior Tribunal de Justiça, o direito a reassumir o cargo frente ao governo do município. Esta é a quinta vez que o prefeito afastado volta ao cargo. Na Comarca de Macau, ainda tramita mais de 15 processos envolvendo Dedé em escândalos e, com acusações de desvio de recursos públicos, improbidade administrativa e emissão de mais de 500 cheques sem fundo da Prefeitura.
O GOVERNO DE DEDÉ CÂMARA
Tem que prestar contas de mais de 7 milhões de reais que foram retirados dos cofres (contas) do município sem nenhuma destinação e sem comprovação da origem do pagamento. Esta pendenga ainda vai dar muito que falar, a batalha está só começando, tem muita guerra ainda pela frente. Aguardemos!!!

A POPULAÇÃO DE MACAU
Não acredita no empate entre José Antônio e Flávio Veras. A pesquisa da Perfil há muito que caducou, mas os partidários do prefeito continuam em festa comemorando números coletados há mais de 30 dias.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
Quem será o candidato que o prefeito Abelardo Rodrigues vai apoiar para lhe suceder? A resposta ainda não existe, mas está próxima de ser conhecida. Segundo o seu protagonista, o cenário já está se configurando e está próximo do seu desfecho. Neste sábado o prefeito embarca para Brasília e na próxima semana, logo após a sua chegada, reunirá todos os aliados e correligionários para juntos chegarem a um consenso e definir o melhor nome para o grupo, liderado pelo atual prefeito.
A ADMINISTRAÇÃO DE ABELARDO
Está bem na foto em pesquisa realizada pela imprensa do Estado. O Diário de Natal no ano passado apontou o município na 12ª colocação entre os 40 melhores do Estado. Este ano, a administração do prefeito Abelardo Rodrigues ficou na 7ª posição entre os 167 municípios do Estado, subindo cinco posições, sendo o primeiro na região do Vale do Açu.

15 maio 2008

DEDÉ CÂMARA GANHA EM BRASÍLIA DIREITO DE VOLTAR AO CARGO

O Prefeito afastado de Guamaré José da Silva Câmara, ganha em Brasília no Superior Tribunal de Justiça o direito a reassumir o cargo frente ao governo do município de Guamaré.

Esta é a quinta vez que Dedé Câmara volta e sai de novo do cargo. Na Comarca de Macau, ainda tramita mais de 15 processos envolvendo Dedé em escândalos e, com acusações de desvio de recursos públicos, improbidade administrativa e emissão de mais de 500 cheques sem fundo da Prefeitura.

No governo ou não Dedé Câmara, tem que prestar contas de mais de 7 milhões de reais, que foram retirados dos cofres (contas) do município sem nenhuma destinação e sem comprovação da origem do pagamento.
Esta dependenga ainda vai dá muito o que falar, a batalha está só começando, tem muita guerra ainda pela frente. Aguardemos!!!

NEM CARA NEM COROA...

E se a moeda cair em pé?

O magistral cronista da grande área, Armando Nogueira, afirmou certa vez que não se ocupava de política e por isso tinha dificuldades de entender jogadas oportunistas, sobretudo as praticadas além das quatro linhas dos gramados de futebol. Ao contrário dos cientistas da bola que, a cada quatro anos, em época de Copa do Mundo, escrevem tratados antropológicos sobre a paixão nacional, os "doutores da política" atuam com mais freqüência, haja vista que as eleições acontecem sempre a cada dois anos. No Rio Grande do Norte, o interesse popular pelos conchavos politiqueiros supera o gosto pelo esporte bretão, que é fonte de inspiração dos discursos do nosso atual Presidente da República.

Quando o assunto envolve disputas, é valido recordar a história do dia em que a moeda caiu em pé. A partir de 1930, quando o extinto Paulistano Futebol Clube desativou o seu departamento de futebol, os títulos de campeão paulista eram conquistados pelo Corinthians ou Palmeiras (então Palestra Itália). O São Paulo havia vencido apenas em 1931. Em 1943, antes de começar o campeonato, aconteceu uma reunião na Federação Paulista com os representantes dos grandes clubes, que na ocasião, arriscaram previsões sobre quem seria o campeão. Palmeirenses e corintianos não aceitavam a quebra da hegemonia e, para menosprezar os outros clubes, chegaram a um acordo: uma moeda seria jogada para cima. Assim, se desse "cara", o campeão seria o Palmeiras, e com o resultado "coroa", o Corinthians garantia o título. O são-paulino protestou: "E como fica o São Paulo?". Os dois responderam: "O São Paulo só será campeão se a moeda cair em pé!". Naquele ano, o Tricolor paulista, que tinha Leônidas da Silva, faturou o campeonato e quebrou aquela hegemonia para sempre. Por este motivo, a torcida são-paulina comemorou o título desfilando com um carro alegórico que simbolizava uma moeda em pé.

Ao traçarmos um paralelo da façanha do São Paulo no passado, com o atual cenário político no RN, marcado pela aliança inusitada entre os grupos da governadora Wilma de Faria e do senador Garibaldi Filho, observam-se algumas semelhanças. Em ambos os casos, o "acordão" foi determinado entre os dois grandes líderes da ocasião e a manutenção da hegemonia era tida como certa. Porém, o resultado inesperado torna-se possível a partir de um protesto contra as forças dominantes. Resta saber se, como na crônica real do universo futebolístico, a disputa pela Prefeitura do Natal comporta ainda o surgimento de um personagem destemido, que faça a "moeda" da máquina pública cair, mas não em pé, e sim no abismo da descrença popular. Aos corajosos, bola pra frente, que o jogo já começou!

Muriu Mesquita
Jornalista em Natal

14 maio 2008

DEU NO BLOG DE THAISA GALVÃO

População de Macau não acredita em empate entre José Antônio e Flávio Veras

Em Macau, ninguém fala em outra coisa...

Que a pesquisa que aponta um empate entre o ex-prefeito José Antônio e o atual prefeito Flávio Veras, há muito que caducou.

As entrevistas foram feitas há um mês...

Nos meios políticos e nas rodas de conversas, não há quem acredite que o prefeito Flávio Veras esteja bem na foto, quando os eleitores que disseram votar nele foram os mesmos que disseram que em Macau falta saúde, emprego, saneamento, limpeza pública, médico, segurança, água tratada, casas populares, calçamento, postos de saúde, remédios...

E sobram enchentes, alagamentos...

13 maio 2008

TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONFIRMA MAIS UM AFASTAMENTO DE DEDÉ CÂMARA

O desembargador Aderson Silvino indeferiu na tarde de hoje o pedido de efeito ativo, impetrado pelo ex-Prefeito de Guamaré, José da Silva Câmara, requerendo a reforma da decisão interlocutória que determinou o seu afastamento da Prefeitura Municipal de Guamaré, desde o dia 29 de agosto de 2007.
É mais uma tentativa de Dedé Câmara em voltar ao cargo de Prefeito. Ainda existe outras ações pendentes contra o ex-prefeito tramitando na justiça do Estado do RN e no Tribunal Superior de Justiça em Brasília. Dedé Câmara está todo encaracolado com a Justiça e responde ainda a outros processos por improbidade administrativa.

COLUNA DA TERÇA-FEIRA NA GAZETA DO OESTE

Na pesquisa Pefil x TV União, Zé Antônio além de estar em 1º lugar na estimulada, tem a menor rejeição entre os pré-candidatos em Macau

EM ENTREVISTA À TV UNIÃO
No programa "Macau em Notícias", que é apresentado pelos seus assessores Arafran Peter da Comunicação e Chico Paraíba, presidente da Fundação de Cultura do município, o prefeito Flávio Veras assumiu o seu desgaste político, quando falou que iria reverter a sua rejeição, que anda nas alturas, só perde para dr. Eduardo Lemos que é ainda maior a rejeição. Zé Antônio tem a menor rejeição, e talvez por isso tá sendo alvo de anúncio de escândalos por parte do jornal local A Folha de Macau.

AS CONVERSAS
Políticas com a proximidade das convenções que vão definir as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores, no próximo mês de junho, andam em ritmo acelerado em Macau. O PT é o que mais conversa, depois de discutir uma aliança com o PMDB do prefeito Flávio Veras, se reuniu com o PSB do médico Eduardo Lemos no fim de semana.

NINGUÉM ACREDITA
Que o PT caminhe junto com o PSB, depois que o diretório tem andado de braços dados com o prefeito Flávio Veras, do PMDB. As articulações caminham bem e já tem quem jure que o casamento está selado.

A TROCA É
Um lugar na chapa majoritária como vice-prefeito e a secretária Municipal de Educação. Quem diria!!! O PT se aliar com Flávio Veras??? Alfredo Neves participando dessas negociações??? Há quem diga que Eduardo Lemos está incentivando o PT, para em seguida facilitar sua chegada. Na cidade se comenta que os mais próximos de Edu, estão achando que é muito normal essa aliança dr. Eduardo x Flávio Veras. Tomara que façam como fizeram em Natal. Esqueçam de combinar com o povo!!!

IVAN MARINHO MENTE?
As palavras são do presidente do PT em Macau, Araújo Neto. Depois de muito chateado com o pronunciamento do vereador Ivan Marinho. Que em pronunciamento na Câmara Municipal, o edil disse que na conversa com o prefeito Flávio Veras, o PT tinha exigido várias secretarias. E segundo o PT, foi só a de Educação, Ivan Mente ou não mente? Com a palavra o vereador Ivan Marinho.

DESASTROSA
É assim que tem sido atuação do amigo Ivan Marinho, do PP no Palácio Afonso Solino. Desagradando aos colegas de bancada e da oposição, atirando para todos os lados, sem o mínimo de bom senso, às vezes falando na condição de líder do governo, em nome do prefeito Flávio Veras.

DESESPERO?
De quem? Nos bastidores da sucessão macauense já tem gente dormindo sobre o efeito de Lexotan, já que tudo que tem feito vem dando errado, já que os números e o tempo conspiram contra seu projeto. Será a paródia do feitiço se virando contra o feiticeiro?

EM NATAL
O advogado Rodrigo Aladim almoçava no domingo dedicado às mães na Churrascaria Sal e Brasa, onde estava reunido com a família da esposa, Gemima Diniz, que aguarda a vinda do segundo herdeiro para esta semana. Rodrigo, por enquanto, está deixando as conversas políticas de lado e esperando as decisões, para aí anunciar seu projeto político e a que vai concorrer em outubro próximo.

EM MACAU
Circula um panfleto acéfalo, que dá ressonância à divulgação de uma Pesquisa Perfil, divulgada pela TV União no último dia 7 de maio. Até aí tudo bem. Se o destaque não fosse dado só para os números do resultado espontâneo, que são favoráveis ao prefeito Flávio Veras. Apesar de divulgar eles não falam nos números estimulados, que é a sondagem efetiva, cristalina, quando no disco são apresentados os nomes dos pesquisados. Na estimulada o 1º lugar é dado ao médico e ex-prefeito José Antônio Menezes, com Flávio em 2º e dr. Eduardo 3º lugar.

12 maio 2008

18 ANOS DEPOIS MACAU PODERÁ FICAR SEM SUA VAQUEJADA

Sim é verdade, Macau poderá ficar sem a sua Vaquejada a única de Praia do Brasil. desde o ano de 1991, ainda no governo Afonso Lemos, a cidade ganhou um Parque e a sua Vaquejada de Praia. Isto é mais um desvaneio do atual Prefeito de Macau. O desastrado Flávio Veras.

Meu Deus! O que o povo de Macau fez a este rapaz? O que será que minha cidade fez a este rapaz? Por que Flávio tem tanta raiva de Macau e de seu povo? Eu pessoalmente acho que talvez tenha sido por ter feito ele um grande comerciante e seu Prefeito? Será?

COLUNA DE SÁBADO NA GAZETA DO OESTE

GUAMARÉ
Encerrou com sucesso sua festa de emancipação política na última quarta-feira, depois de sete dias de festa, movimentando vários segmentos do município e da gestão do prefeito Auricélio Teixeira que contabiliza a boa receptividade de toda a programação pela população e visitantes.
A CÂMARA
Municipal de Guamaré concedeu título de cidadão Guamareense e comemorou ontem 46 anos de emancipação política da cidade, na última quarta-feira. A Câmara de Vereadores realizou sessão solene marcada pela entrega homenagens a cidadãos que prestaram relevantes serviços à cidade.
É DE SE ESTRANHAR
O que vem sendo feito com os números de uma pesquisa realizada pela Perfil nos dias 13 e 14 de abril, no município de Macau, sob registro Nº 052/2008, divulgada dia 07 pela TV União, onde só dão destaque a sondagem espontânea, onde o prefeito Flávio Veras abre uma pequena vantagem sobre seus concorrentes.
IMPRENSA LIGADA AO PREFEITO
Divulga somente a sondagem espontânea e esconde alguns detalhes que têm deixado muita gente curiosa, como por exemplo, os números da consulta estimulada, onde pelo que se tem conhecimento os números se invertem e o ex-prefeito, José Antônio Menezes, do PSDB, abre uma vantagem sobre seus possíveis concorrentes e não são divulgados.
OS NÚMEROS DIVULGADOS
Que não foram divulgados, como os da rejeição, onde o ex-prefeito é apontado com o menor índice de rejeição, cinco vezes menos que Flávio e sete vezes menos que dr. Eduardo Lemos.
EM CARNAUBAIS
A Prefeitura começou esta semana os trabalhos de terraplanagem para posteriormente iniciar a pavimentação a paralelepípedo de oito ruas, situadas nas zonas urbana e rural, atendendo uma reivindicação antiga dos moradores das localidades beneficiadas.
MARCHAM JUNTOS
O deputado federal João Maia e o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria. Os dois pretendem unir seus grupo e caminhar juntos na sucessão municipal da capital. Um fato a ser notado que poderá pesar na balança.
A FDRL/RN
Manda convite para o coquetel de lançamento da XII Convenção do Comércio e Serviços do RN, que aconteceu no último dia 6. O evento, uma realização da CDL/Mossoró acontece entre os dias 30 de maio e 1º de junho deste ano.

11 maio 2008

PARA AS MINHAS MÃES ! ! !

Sim, são duas: aquela que me gerou, que me teve, que me educou, que até hoje se dedica a mim, como se ainda fosse uma criancinha, aquela que me beija, que me acaricia e, sempre me aconselha, querendo que continue trilhando pelo caminho do bem, que seja feliz e tenha muita saúde...A outra que me recebeu como esposa, que me deu 4 filhos lindos, que me suporta, mesmo nos meus dias de abuso, que me compreende nos meus dias de tormentas, ansiedades e incompreensões, aquela que me quer, me deseja e me ama, há 36 anos.

Feliz dia das mães para todas..., mas principalmente para estas duas mulheres!!!

Marcadores: ,

PARA TODAS VOCÊS MÃES...

Arrume tempo para ser feliz

É fundamental que você não só repare nas flores, mas tenha tempo para cheirar e apreciar suas cores... e principalmente, disponha de tempo para oferecê-las a alguém.
Arrume tempo para ter paz.É fundamental que você ouça uma boa música, mas é mais importante ainda, deixar que a música limpe a sua alma...
Que ela penetre no seu ser e que você viva cada nota. Arrume tempo para uma viagem. Pode ser uma viagem curta, ou longa, tudo depende de sua disposição, tempo e dinheiro...
Mas o mais importante é ter tempo para ler um livro e viajar com os personagens, onde a emoção puder te levar. Arrume tempo para organizar-se.
É fundamental ter tempo para organizar as suas coisas, mas é fundamental ter um tempo para organizar as suas idéias, seus desejos e reciclar os sonhos.
Sonhos parados são como água estagnada, criam bichos e doenças. Arrume tempo para a família.É fundamental criar filhos, namorar (sempre... em qualquer idade), bater papo com os pais, com os irmãos, com os amigos mais próximos...
Mas é muito importante que você não guarde mágoas, por isso, a conversa ainda é a melhor resposta contra as dúvidas, dores e separações.
Arrume tempo para DEUS. É fundamental contar com Deus. Seja qual for a sua crença, seja qual for a sua religião, sem Deus é impossível ser plenamente feliz.
Arrume tempo para o amor.Ame-se! Ame muito. Não se importe com as dores e decepções do amor.
Mais infeliz é aquele que ainda não viveu um grande amor. E todo amor é grande quando você o torna importante.
Um abraço forte!!

10 maio 2008

PPS REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

Deputado Wober Júnior e a vereadora de Macau Odete LopesO PPS dá continuidade ao Curso de Formação Política para os pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores da legenda em todo o estado.

Nesta quinta-feira(08) os monitores estarão na cidade de João Câmara, aonde participarão os filiados da região do matogrande.

O evento ocorrerá às 9h da manhã na Câmara Municipal e vai contar com as presenças de militantes das cidades de João Câmara, Poço Branco, Taipu, Jardim de Angicos, Bento fernandes,

Pedra Grande, São Bento do Norte, Caiçara do Norte e Jandaíra.

A participação efetiva no curso é uma das condições estatutárias para que o PPS aceite a candidatura dos seus filiados a cargos eletivos.

O objetivo é formar quadros conscientes e sabedores do compromisso que estão assumindo com a sociedade. Os filiados do PPS que não compareceram ao curso e queiram se candidatar pelo partido terão que se dispor a receber as orientações, que fazem parte da linha de atuação da agremiação partidária.

09 maio 2008

QUESTIONAMENTOS À PESQUISA PERFIL - TV UNIÃO

Nos quatro cantos da cidade, não se fala em outra coisa, o resultado de uma pesquisa realizado nos 13 e 14 de Abril na cidade de Macau pelo Instituto PERFIL. Conhecendo bem o dono da Perfil senhor Fernando Figueredo, pessoalmente tenho muito pouco a questionar.
Mas na cidade, são grandes as dúvidas que talvez a empresaa tenha que se explicar, ou até mesmo a TV União que supostamente encomendou e pagou a pesquisa. Vejamos:
01) - Qual o interesse político da TV União na cidade de Macau? Para ter encomendado uma pesquisa direcionada àquela cidade?

02) - Por que o Prefeito Flávio Veras, já dispunha de uma cópia da pesquisa, que segundo quem viu, afirma ser o original, que foi apresentada numa reunião do Prefeito com secretários e vereadores, tendo, inclusive demonstrado desinteresse de se candidatar a sua própria sucessão? Isso já faz mais de 15 dias.

03) - Se a pesquisa era para fins apenas de reportagem da TV, por que só agora quase um mês depois é que foi divulgada?

04) - Por que a pesquisa está sendo divulgada de forma irregular, sem os dados completos? Como Campo pesquisado, método usado, área pesquisada, rejeição e outros dados mais;

05) - Quem pagou a pesquisa? Falam nas ruas no nome de outras empresas, é necessário que o Ministério Público, mande fazer uma auditoria nas contas dessas empresas para que possa comprovar o pagamento contabilmente;
06) - A comunidade está aguardando uma posssível Ação, que irá solicitar e questionar na Justiça, esses boatos que estão circulando na cidade. Eu pessoalmente conheço os donos das empresas envolvidas e até que me provem em contrário os considero homens de bem!!! Mas também conheço os interesses mesquinhos dos que estão por trás de tudo isso e, esses sim, são capazes de tudo isso e muito mais!!!

08 maio 2008

TOMA POSSE O NOVO PRESIDENTE DO TSE

Ministro Carlos Ayres Brito a esquerda, ao lado do Ministro Joaquim Barbosa a direitaAo assumir nesta terça-feira (6) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Carlos Ayres Britto criticou na estrutura partidária "a prática do cesarismo interno", a existência de "partidos com proprietários ou donos cartorialmente oligarquizados, como se fossem a mais colonial das fazendas de gado".

E adiantou que na sua gestão o TSE vai discutir a questão da fidelidade dos partidos a si mesmos, aos seus programas e aos eleitores.

O presidente do TSE adiantou que, nos próximos dois anos, o Tribunal vai se debruçar, principalmente, sobre essa e outras quatro questões.

Discutirá se o quociente eleitoral está de acordo com o preceito constitucional que determina ser a vontade do eleitor soberana; questionará se políticos "identificados pela tarja de processos criminais e ações de improbidade administrativa" podem se candidatar; debaterá se as obras de cunho social e de infra-estrutura deveriam ser paralisadas em ano eleitoral e, por fim, discutirá se as regras atuais sobre uso de órgãos de comunicação social como veículo de interação com o eleitorado são extensíveis à mídia online.

Disse ainda o ministro que o país precisa debater mais a sua qualidade de vida política. De acordo com ele, isso “requer, de um lado, a eterna vigilância contra aqueles políticos que não perdem oportunidade para fazer de sua caneta um pé de cabra e, de outro, valorizar − e valorizar por modo superlativo − os que tornam a política a mais essencial, a mais bonita, a mais realizadora de todas as vocações humanas: a vocação de servir a todo o povo”.

07 maio 2008

PORTO DO MANGUE PEDE SOCORRO!!!

Mais 60 metros do cais do porto do rio das Conchas, em Porto do Mangue, desabou na manhã da última segunda-feira levando preocupação para os comerciantes, moradores e pescadores que usam a estrutura para embarque e desembarque.

O problema não parece de fácil solução. A estrutura do cais do Porto do Rio das Conchas tem cerca de 1 quilômetro. Serve para evitar que as marés avancem sobre as casas, comércios e restaurantes, além de permitir o embarque e o desembarque para mais de 150 embarcações de lagosta e camarão neste período do ano.As marés altas e fortes dos últimos, ocasionadas pela alteração do clima nos pólos, têm provocado uma mudança radical no curso natural das águas.

No local, que era profundo, agora está completamente soterrado. Já nas margens do rio no lado da cidade, as marés escavaram, obrigando a Prefeitura a construir o cais do porto todo de concreto.

Mas a obra não resistiu a força das marés em 2007, sendo necessário a Prefeitura investir R$ 198 mil do Governo do Estado. A Secretaria de Obras informou que a estrutura feita em 2007 tem um alicerce fundo e bem sustentado.

Já outra parte, não resistiu a força das águas com a cheia do rio Piranhas/Açu e as marés. A primeira parte, de mais ou menos 300 metros, desabou mês passado. Na última segunda-feira, Ana Lúcia, do Restaurante e Pousada da Romana, disse que se assustou com o desabamento de outros 60 metros da muralha do cais.

“Fiquei assustada porque o próximo será o meu restaurante”, diz Ana Lúcia.