26 janeiro 2010

IBERÊ É HOMENAGEADO NA FIART

Fiart é aberta oficialmente pelo vice-governador


A 15ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) foi aberta oficialmente nesta segunda feira (25) pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal até o dia 31 de janeiro e tem o apoio do Governo do Estado.


“Esse evento valoriza e divulga o nosso artesanato, mostrando a qualidade dos produtos produzidos aqui no Rio Grande do Norte”, disse Iberê. Este ano, o Governo do Estado está investindo R$ 30 mil reais destinados à publicidade e estrutura do evento.


Vista como uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, a Fiart conta com 355 estandes, que abrigam as produções de 1.300 artesãos de 18 países. No estande do Governo do Estado, um espaço de 300 metros quadrados abriga as produções de 77 artesãos de associações e cooperativas inscritas no Programa de Artesanato Potiguar (Proart).


Há 60 anos trabalhando como rendeira, dona Maria Helena Correia diz que iniciativas como essas são importantes para enaltecer a cultura potiguar. “As pessoas ficam impressionadas com o nosso trabalho, querem tirar foto da gente fazendo a renda e acabam levando o nosso produto para todos os lugares do mundo”, conta a artesã, que representa a associação Arte da Vila, do bairro de Ponta Negra.


Para Neiwaldo Guedes, coordenador da Fiart, a parceria, renovada a cada edição da feira, com o Governo do Estado, Sebrae/RN e prefeituras tem contribuído para o sucesso do evento e a comercialização em grande escala do produto artesanal potiguar. “Na última edição, a feira movimentou R$ 5 milhões com a venda de produtos, proporcionando mais renda para milhares de pessoas e estimulando a cadeia produtiva do segmento artesanal”, disse.


Além do vice-governador, estiveram presentes a prefeita Micarla de Sousa, o senador Garibaldi Alves, além do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, do diretor do SEBRAE, João Hélio, e dos secretários de Assistência Social do Estado e do Município, Gercino Saraiva e Rosy de Sousa.

Homenagem


O vice-governador Iberê Ferreira de Souza foi homenageado no evento pelos índios Tapajós. Ele recebeu um colar feito com sementes vermelhas, que segundo a tribo, leva sorte para quem usa. “Eles disseram que é para dar sorte, então eu vou usá-lo sempre”, brincou Iberê. Cinco tribos de diversos estados brasileiros expõem o artesanato indígena na feira.

Fotos: Alberto Leandro

MACAU SUPERA MOSSORÓ E É PIONEIRA GANHANDO A PRIMEIRA "APAC"

Juiz Gustavo Marinho, Dra. Deise, Dona Damiana, Des. Saraiva Sobrinho e Juiz Marcus ViniciusMacau será a primeira cidade do Rio Grande do Norte a receber um Centro de Reintegração Social com a metodologia APAC.


Na manhã do último dia 25, estiveram presentes a audiência pública, no auditório do Porto de Ama, em Macau, o des. Saraiva Sobrinho, presidente do Programa Novos Rumos na Execução Penal, que na oportunidade também representava o presidente do Tribunal de Justiça, des. Rafael Godeiro; o coordenador do Programa Novos Rumos, o juiz Gustavo Marinho; o juiz Marcus Vinícius, membro da comissão de desenvolvimento do Novos Rumos, além de Guiomar Oliveira, ouvidora do cidadão que representava a Governadora Vilma de Farias e o Secretário de Justiça e Cidadania Leonardo Arruda. O prefeito da cidade foi representado pelo vice-prefeito, Aluísio de Farias.



Além das autoridades presentes, ocupando a primeira fila do auditório, estava Damiana da Silva, acompanhada de sua filha de apenas 5 anos. Damiana é casada com Francisco Fernandes, e juntos possuem 4 filhos. Ela está desempregada e toda a família sobrevive com uma renda mensal de 112 reais, proveniente do “Bolsa Família”. O marido que poderia trabalhar enquanto ela cuida das crianças está cumprindo pena na penitenciária de Alcaçuz que fica a quatro horas de ônibus da cidade de Macau, onde Damiana vive com os filhos. A visita ao marido só pode acontecer uma vez por mês, devido o valor da passagem, e ela precisa escolher que filho levar para visitar o pai.



Talvez por todos esses problemas Damiana era uma das mais interessadas em saber mais sobre a instalação da APAC em Macau. Há três anos o seu marido está cumprindo pena em regime fechado e ele poderá ser um dos 36 apenados que irão cumprir o restante da pena próximo aos familiares. Damiana vê com esperança a possibilidade de ter o seu marido por perto, em recuperação e contribuindo financeiramente para o sustento da família.



O des. Saraiva Sobrinho abriu a audiência cumprimentando a sociedade de Macau que se dispôs, juntamente com a prefeitura, a enfrentar a problemática da execução penal. O Desembargador também comentou a frase do Programa Novos Rumos que diz que todo homem é maior do que o seu erro, o que significa que o erro pode ser corrigido se houver a ajuda de toda comunidade. Para o des. Saraiva Sobrinho, o pioneirismo de Macau trará frutos que serão colhidos por toda comunidade, ele acredita que Macau se transformará em modelo para outras cidades do Rio Grande do Norte e, também, para os estados vizinhos.



O Governo do Estado já deu o primeiro passo para que Centros de Reintegração com o método APAC sejam criados, através da Lei nº 9.273, de 24 de dezembro de 2009. A representante da governadora disse que essa lei é a materialização do apoio do governo ao método APAC que de fato submete o preso a um tratamento com o apoio da família e de toda sociedade. “Macau está de parabéns por ter aceitado o desafio, essa atitude e um resgate da essência do ser humano”, concluiu Guiomar Oliveira.



O juiz Gustavo Marinho que para acompanhar melhor o andamento da APAC de Macau pediu para assumir a vara criminal da cidade falou do propósito da audiência que é a formação do grupo que irá dar andamento ao processo de criação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC. O juiz Marcus Vinícius parabenizou a mobilização da sociedade de Macau por decidirem não fazer apenas o comum. Ele falou que o Poder Judiciário de hoje além de condenar precisa verificar meios para que os condenados possam voltar recuperados para a sociedade e para isso é preciso que o cumpridor da pena tenha a oportunidade de ser digno e de dar bons exemplos. “Macau vai mostrar para o Rio Grande do Norte e para o Brasil que não é egoísta e que pensa no coletivo”, disse o magistrado.



Para a representante do Ministério Público, a promotora Uliana Lemos de Paiva, a APAC é uma forma de enxergar o criminoso além do seu delito, e a Apac de Macau é um sonho que só se tornou possível devido o apoio da Prefeitura de Macau. O vice-prefeito falou da honra em receber a primeira APAC do Estado e da sua alegria pessoal em saber que em Macau os apenados passarão a ser enxergados de forma mais humana.



Ao final da audiência foram escolhidos pela própria comunidade um representante de cada segmento que irão compor a Apac, tais como: ONG´s, Câmara Municipal, universidades e escolas, Governo do Estado, Prefeitura de Macau, Conselhos tutelares e de direito, igrejas, Ministério Público, e as Associações e agente de proteção.



Com o grupo definido o próximo passo será a criação jurídica da associação, em fevereiro alguns dos membros deverão ir ao estado de Minas Gerais para visitar as APAC´s, em março será a vez de um grupo de apenados ir até Minas e vivenciar o tratamento da APAC naquele estado. A previsão é que em junho de 2010 a APAC de Macau seja inaugurada.


O desembargador Saraiva Sobrinho fez questão de conhecer as instalações do prédio doado pela prefeitura onde funcionará o Centro de Reintegração Social. Para o desembargador, presidente do Programa Novos Rumos, Macau merece ser aplaudida por seu pioneirismo. “O Judiciário Potiguar está estimulando a recuperação dos apenados, mas o elemento essencial para o sucesso desse projeto é a participação da comunidade” conclui Saraiva Sobrinho.


APAC


A APAC- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – é uma associação civil que opera como entidade auxiliar dos Poderes Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração.

O método utilizado pelas APAC´s é uma alternativa para a recuperação dos que cometeram delitos, mas para executar o método é preciso criar um Centro de Reintegração Social, além de prisões diferenciadas que atendam aos três regimes, com número de vagas limitado de acordo com o espaço físico disponível e aplicar os elementos fundamentais que tratam da participação da comunidade, trabalho, religião, assistência jurídica, assistência à saúde, valorização humana, família, voluntariado, entre outros.


A diferença entre a Apac e o Sistema Carcerário Comum é que na Apac os próprios presos (chamados de recuperandos pelo método) são co-responsáveis pela sua recuperação e têm assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestadas pela comunidade. A segurança e a disciplina do presídio são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte funcionários, voluntários e diretores das entidades, sem a presença de policiais e agentes penitenciários.

Além de freqüentarem cursos supletivos e profissionalizantes, eles possuem atividades variadas, evitando a ociosidade. A metodologia Apac fundamenta-se no estabelecimento de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do apenado.

A valorização do ser humano e da sua capacidade de recuperação é também uma importante diferença do método Apac.

25 janeiro 2010

A COLAÇÃO DE GRAU DE LUIZ GONZAGA




Os últimos dias foram de muita festa para o jornalista Luiz Gonzaga da Silva, que acaba de concluir mais um curso de graduação.


Além de químico industrial e jornalista Luiz Gonzaga agora é bacharel em direito. E, nos dias 18, 19 e 20 foram seus dias de glória mais uma vez. Dia 18 aconteceu a aula da saudade, dia 19 a missa em ação de graças e culto em ação de graças e no dia 20 a Colação de Grau.


Alguns flash das festas, que só terminará no dia 20 de fevereiro com o grande baile em comemoração pela conclusão do curso.

LIONS DE MACAU REALIZA BAILE DA SAUDADE

O tradicional Baile da Saudade, que o Lions Clube de Macau realiza todos os anos, será no próximo dia 06 de fevereiro. Este sob a presidência do casal CL Milton/Elaine, o baile compelta 15 anos.


A festa será abrilhantada pela Orquestra Monsenhor Honório e pela Orquestra Los Manos, na ocasião da festa a Prefeitura estará coroando o Rei e a Rainha do Carnaval de 2010, como acontece todos os anos.

24 janeiro 2010

IBERÊ CONVERSA COM O JORNALISTA DIÓGENES DANTAS

Vice-governador Iberê Ferreira de Sousa



O jornalista Diógenes Dantas entrevistou o pré-candidato ao governo do estado, vice-governador Iberê Ferreira de Sousa na última sexta-feira (22) no programa Jornal 96, da 96 FM. Na ocasião, o político garantiu que apesar de todas as especulações sobre um nome para ser seu vice, a preocupação maior de seu grupo é concluir o arco de alianças.




Sobre o deputado Robinson Faria, Iberê já tem praticamente como certa a saída do presidente da Assembleia Legislativa do governo. Porém, garante não ficar magoado, se o deputado estadual preferir ser o vice de Rosalba Ciarlini. Já sobre o posicionamento do PMDB, mais precisamente de seu líder no estado, o deputado federal Henrique Alves, o pré-candidato disse estar tranquilo.




O vice-governador não acredita que ele possa mudar para a oposição, caso alianças nacionais não favoreçam seu partido. O peemedebista já teria, inclusive, disponibilizado seu nome para compor a coordenação da campanha do pessebista.Sobre a possível vinda do PV de Micarla para seu grupo, Iberê Ferreira confessa ter sido pego de surpresa, mas ao mesmo tempo feliz. Ele prefere não especular sobre insatisfação dos outros partidos da aliança com isso.



Mas garante que ainda não houve conversas com os pevistas, nem oferta do cargo de vice.Iberê fala ainda sobre orçamento e questões administrativas, relação com Assembleia Legislativa e projetos para quando assumir o governo em abril próximo.

21 janeiro 2010

GOVERNADORA E VICE VÃO A REGIÃO OESTE

Iberê e Wilma cumprem agenda no Oeste


O vice-governador Iberê Ferreira de Souza e a governadora Wilma de Faria cumprem agenda na região Oeste potiguar nestes sábado e domingo (16 e 17). Na noite do sábado, Iberê e Wilma seguiram para o município de caraúbas, onde participaram da novena em homenagem a São Sebastião, padroeiro do município. Antes, os dois visitaram o início das obras do Complexo Viário da Abolição, em Mossoró.



Durante o domingo, o vice-governador e a governadora prestigiam o “Verão de Todos”, em Tibau. A praia das Emanuelas recebe o show das Bandas Cavaleiros do Forró e Forró da Pegação, a partir das 13h.

Fotos: Ivanízio Ramos

16 janeiro 2010

O AFUGENTADO...

Natal, 10 de janeiro de 2010.

O afugentado.

Luiz, é com alegria e ao mesmo tempo com indignação que relato minha ida a Macau, para passar o natal e ano novo, descobri que haveria uma corrida para celebrar a inauguração do anel viário de minha querida cidade, chamo-a de minha cidade porque na minha Certidão de Nascimento consta como natural de Macau.
E, mesmo, estudando em Natal continuo votando e fazendo minha declaração de rendimentos com endereço de Macau. No dia anterior ao evento encontrei-me com Marcos Gomes, o medidor e árbitro oficial da Federação de Atletismo do Rio Grande do Norte, dizendo ele que pela manhã do sábado, dia 02 de Janeiro de 2010, iria fazer a medição do trecho e que tinha mantido contato com os organizadores pedindo emprestado uma bicicleta de pneus finos e tinta para fazer a marcação, como eu conheço a difícil missão de fazer qualquer tipo de evento desportivo em Macau, acordei cedo e fui voluntariamente ajudar ao amigo Marcos Gomes.
Parece que estava adivinhando, nada que foi compromissado com ele estava a sua disposição, como eu conheço muita gente em Macau, fui pegar emprestado uma bicicleta com um amigo e fomos comprar a tinta, isso tudo com a maior satisfação pois estava ajudando, enfim, a minha cidade, com uma ínfima contribuição ao esporte que abracei já sexagenário.
Até aí tudo bem, fui à noite fazer minha inscrição, peguei a fila dos filhos de Macau, me identifiquei, recebi meu número, preguei na minha camiseta. Daí em diante, comecei a trotar para esquentar, neste ínterim, começou chegar uns conterrâneos fazendo aquela festa e a torcida foi aumentando.
Eu só sei que incomodei um pouco. De repente apareceu um membro da federação dizendo que eu estava com o número em duplicidade e me conduziu até a barraca onde estavam fazendo as inscrições e me deu outro número.
Tirei fotos com amigos, com a torcida e com o prefeito, até aquele momento era, realmente, tudo que se esperava de um momento desportivo. Luiz, depois da corrida, descobri que a troca de número foi uma armação para me descaraterizar como corredor nativo.
Corri então como um alienígena. Se me perguntares quem ou a mando de quem foi feita tamanha mesquinharia, não sei, só sei que partiu de pessoa(s) doente da alma, o famoso pobre de espírito, aquele que materialmente nada lhe falta, mas pouco ou quase nada tem espiritualmente a acrescentar, A felicidade, a paz, a serenidade de outrem incomoda tanto a certas pessoas, que o caráter, a hombridade, cai a zero e eu convoco todos que lerem este desabafo, que lembremos-nos dos ensinamentos de Jesus quando manda amar nossos inimigos, que rezemos por eles, pois por mais mal que procurem nos fazer, somos irmãos filho de DEUS, nosso Criador.

Vale lembrar que se consegui materialmente alguma coisa na vida foi através de concurso público. Fiz cinco concursos e passei em quatro e tive o prazer de ser convocado por dois e logicamente escolhi um, no qual, fiquei até me aposentar.

Queridos irmãos em Cristo, faz um ano que participo de corridas de rua aqui em Natal, descobri que não tenho o biótipo de corredor rápido, sou aquele que vai as corridas participar da festa, fazer número, para dirimir qualquer dúvida, a última que participei a "corrida natalina" fui em traje de Papai Noel, não corro para ganhar troféu, corro para ter uma melhor condição física, pela minha saúde.
Garanto aos senhores organizadores que no próximo evento não me escreverei como filho de Macau.

José da Silveira, O Zé Naíde
Sempre apaixonado por Macau.

14 janeiro 2010

COMENTÁRIO DE MARLON COSTA

Marlon Costa deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A VOLTA...":

É LEGAL,MAS...NÃO É MORAL

O Problema não é o ato discricionário do Prefeito, exonerando os 200 funcionários comissionados. Isso não se discute.

O buraco é mais embaixo. Quer dizer que esses servidores foram úteis e necessários todo esse tempo,por que era conveniente ao Prefeito.

Agora,ano de eleição e em virtude de "forças ocultas",como disse Jânio Quadros(Ex-Presidente do Brasil),o Prefeito resolve,de um dia para o outro, exonerar essas pessoas,alegando contensão de despesas. Engana-me que eu gosto!

Que tipo de gestor público é esse que toma atitudes na “calada da noite”,sem dar a mínima para as famílias das pessoas que foram exoneradas e sem observar o problema social que vai gerar em seu município?

Cego não é só quem não vê, cego é, também, aquele que não quer enxergar. Acorda pessoal!

Esse ato, está mais do que claro, tem interesse político-eleitoreiro, qual seja: resgatar o voto de cabresto, utilizado pelos coronéis, quando vigorava, em nosso País, à política das oligarquias, caracterizada pelo domínio do poder por poucos e que se utilizava da maioria como massa de manobra.

Do ponto de vista Jurídico o ato do Prefeito de Macau é perfeitamente legal, porém, do ponto de vista ético, social e moral caracteriza-se um desastre.

As únicas armas do povo de Macau são: a mobilização, através de ato público e o voto, esse último é o principal, pois é com ele que se tem a possibilidade de mudar e impor sua vontade soberana, mostrando que merece respeito e dignidade.

10 janeiro 2010

A VOLTA...

Diariamente recebo dezenas de e-mails, cobrando, interrogando o que está havendo comigo, que não estou atualizando o meu blog com a constança de sempre.
Calma é que são vários os motivos: cirurgia bariátrica, final de ano, conclusão de curso, prova da OAB, escritório bombando, são alguns dos motivos, mas prometo depois do dia 18 de janeiro voltarei com gosto de gás.
Erram os que pensam que me calaram, que estou recuado. OS meus desafetos que não comemorem voltarei simmmmmmm!!!